Cuidados com o coração – Aterosclerose

Cuidados com o coração – Aterosclerose

Queremos falar sobre a prevenção da aterosclerose desde a infância.

O que é aterosclerose?

É a obstrução progressiva das artérias, que são os vasos que levam o sangue para os órgãos. A obstrução das artérias acontecer por diversas formas de agressão como: pressão alta, excesso de açúcar no sangue (diabetes), colesterol alto, fumo e excesso de peso.

Tais agressores determinam a entrada de células de defesa e gordura para dentro de sua parede/estrutura das artérias. Com isso, a parede vai ficando mais e mais espessa, causando obstrução a passagem do sangue.

Caso haja obstrução importante do vaso, os órgãos (coração, cérebro ou pernas, por exemplo) podem ficar com sua função muito comprometida e suas células podem até morrer por falta de oxigênio e nutrientes.

Existe idade para aterosclerose?

Não, ela pode começar desde a infância e vai evoluindo silenciosamente até a meia idade. 

Recomendações para evitar e minimizar a aterosclerose:

ALIMENTAÇÃO: dar preferência a alimentos integrais, frutas, verduras e legumes. 

Evitar alimentos ricos em gordura animal ou vegetal hidrogenada (transgênicos).

Beber muita água e ingerir calorias na quantidade certa.

ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: devemos realizar 1 hora de atividade física moderada por dia. Para as crianças sugerimos jogar bola, natação, ou algum outro esporte favorito.

NÃO FUMAR: o fumo é uma das maiores causas de morte no mundo. O exemplo deve começar pelos pais. Fumar na frente dos filhos faz mal pelo fumo passivo a que eles ficam expostos.

CUIDADOS PSICOLÓGICOS: estudos têm demonstrado que o estresse excessivo e a depressão são lesivos ao coração. Cultivar amigos, ter momentos de relaxamento e não cobrar demais de nós mesmos ou de nossos filhos nos ajuda ser mais feliz.

IR AO MÉDICO REGULARMENTE: mesmo com todos os cuidados, podemos ter problemas de saúde por causas genéticas, por exemplo. Visitar regularmente seu médico e de seu filho pode determinar o diagnóstico precoce de doenças, o que facilita seu controle.

CUIDAR DOS DENTES: as doenças da boca, principalmente as periodontais, podem causar o aumento da velocidade da obstrução das artérias. Ensinar as crianças a escovar os dentes desde a infância, 3 vezes ao dia pelo menos, pode evitar essa aceleração.

Chame no Whatsapp