O QUE FAZ O CARDIOLOGISTA PEDIÁTRICO

O QUE FAZ O CARDIOLOGISTA PEDIÁTRICO

O médico cardiologista pediátrico para atuar nesta área da medicina precisa cursar a Residência Médica em Pediatria e posteriormente cursar a Residência Médica de Cardiologia Pediátrica.

Esta formação é realizada por aproximadamente 84% dos cardiologistas pediátricos no Brasil. Há a possibilidade de cursar a Residência em Cardiologia (adulto) e na sequência a de Cardiologia Pediátrica.   

O médico cardiologista pediátrico atua principalmente no diagnóstico e tratamento das malformações cardíaca que podem ser diagnosticadas ainda durante a gestação.

Além destas, as crianças podem ter doenças cardíacas adquiridas como a Doença Reumática. A criança também pode apresentar arritmias cardíacas, as mais diversas a semelhança dos adultos.

A avaliação clínica através da história da criança e do exame físico podem ser indicativos da presença ou não de anormalidade do sistema cardiovascular. A realização de exames complementares como Raio X de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma auxiliam para o diagnóstico.

O cardiologista pediátrico tem como outro objetivo a prevenção de doenças cardiovasculares, em particular. Para isso, recomendações e exames de rotina são realizados com o intuito de prevenir a ocorrência de eventos catastróficos como infarto do miocárdico em idades precoces.

O cardiologista pediátrico está sempre pensando no futuro do seu paciente.

Chame no Whatsapp